domingo, 28 de outubro de 2007

Imaginando a 10ª dimensão....

Para quem não sabe, embora eu esteja a trabalhar na àrea da Informática, a minha preparação académica foi na àrea da Física. E se bem que a minha relação com "ela" (a Física) não tenha sido a mais pacífica, ainda gosto muito dela! E gosto tanto que achei que devia partilhar convosco um vídeo que encontrei na web sobre como imaginar a 10ª dimensão.

Para quem não sabe, existe uma teoria, chamada Teoria das Super Cordas que pretende unificar duas àreas da Física que parecem inconcíliáveis a Gravidade e a Mecânica Quântica. No entanto para essa unificação ser possível o Universo terá que ter 10 dimensões!

Então mas... ? Que raio? 10 dimensões?!?!?! Então mas só conhecemos 4! As 3 dimensões físicas (altura, largura, comprimento) e a 4ª (o tempo)!... onde raio estão as outras 6?! Isso é outra história que fica para vos contar um outro dia... hehehe ;)

Para já fiquem com o vídeo que talvez vos ajude a tentar visualizar um Universo que parece bizarro, mas que possívelmente é aquele em que vivemos

Enjoy!


Aqui tem o link oficial para o site onde o vídeo se encontra : Imagining the Tenth Dimension

E aqui um link para quem quiser ler mais sobre as Super Cordas : The Official String Theory Web Site

Enjoy!

1 comentário:

UniversitYliopisto disse...

tu devias era ter um programa de televisão:

"física para todos"


hihihihi